logo vita activa

O QUE É SER SINDICALISTA EM 2022

A imprensa por volta de 2014 até os dias atuais e no momento menos forte, pegou e pega pesado nas veiculação de notícias em que desqualifica o movimento sindical, chega ser impressionante como gostam de denegrir o movimento sindical e, não é um jornaleco qualquer, são praticamente todas as empresa desse seguimento e com certeza todas de grandes portes publicaram e deram ênfase a qualquer noticia que tenha algum ato que seja possível jogar a sociedade contra as entidades. Não quero dizer que não seja feito, o fato sendo verídico precisa sim ser veiculado, que se destaque a exata entidade e, nomes dos envolvidos. O que estou questionando é a generalização.

Vamos refletir sobre algo que nem precisa esforço, aliás nem deveria ser necessário: as emissoras de tv, radio, internet, todas precisam de consumidores para venderem seus produtos e serviços, por que será que será que as familias consomem esses produtos e serviços? Por que gostam? Por que querem se divertir? Podemos colocar vários, por isso por aquilo, mas na verdade o fato de as familias consumirem gostando ou não querendo ou não é simplesmente o seguinte: consome se tiver poder aquisitivo para tal, não existem nenhum  “por que”, que faça esse mercado fluir se não a boa condição economica adequada. Mesmo as igrejas, como os fies pagaram seus dízimos, como faram suas ofertas se não tiverem o seu sustento?

Saibam e pode pesquisar, quem consegue alavancar o poder econômicos das familias e melhorar a sociedade é uma justa destruição de renda, isso só acontece com “luta” de classes e, os sindicatos são que mais próximos e eficaz os trabalhadores podem ter, porque reuni representantes da sociedade em quanto trabalhadores e empresários, campo a organização dos trabalhadores pode inclusive se sobre por as leis, isso já ocorreu os que muito não sabem é que está sendo perdido o que outra fora conquistado.

Bom, mas eles sabem disso até mais que eu, então por que fazem isso então? Porque o mundo sempre foi assim, controlado por poucas pessoas estragadas de tão ricas e, que para eles a  maioria esmagadora da população sendo altamente dependentes de recursos, serão facilmente controladas, então para que criar novos ricos, para acabar com os “hi tec feudos?” Isso já ocorreu antes.

 

Então, tentando responder o que ser sindicalista em 2022, podemos falar o seguinte: não tem uma resposta mais adequada que possa responder de forma geral e, que seja absoluta, mas eu tenho a minha. Ser sindicalista hoje é mais do que tudo precisa ter um viés franciscano, pois essa pessoa será exigida, demandada de coisas que não cabe ela resolver, terá demanda que precisa de dinheiro para bancar custos de execução, mas que o poder publico ao mesmo tempo que exige uma ação onerosa, proíbe que arrecade, sem forças financeira para combater as inverdades ditas na imprensa fica tentando fazer coisas por meio de insignificante de resolução, ser sindicalista é não ter estrutura para trabalhar, é ser discriminado, é trabalhar mais que todo mundo para fazer o mínimo e no final ter pouco reconhecimento, inclusive pelos trabalhadores, lembrando, estou falando de hoje, ontem e amanhã, de “antes de ontem” e  de “depois de amanhã” … Antes de ontem não sei responder, mas sim o movimento sindical em alguns casos certamente não fizeram por merecer, depois de amanhã vai depender com certeza do hoje isso atingi as questões operacionais de cada entidade e muito da legislação que existem e que possam surgir.

Resumidamente é isso vai encarar?